Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 27, 2010

Conceito de prenome, sobrenome, agnome, axiônimo e hipocorístico.

Prenome é o nome de um indivíduo que precede o apelido de família (sobrenome) na forma de designar as pessoas. Exemplos de prenomes comuns são: Roberto, João, Carlos, Maria, Joana, Paula etc. O prenome também é conhecido como nome de batismo. A cada pessoa podem ser atribuídos um ou mais prenomes quando nasce ou quando é batizada, exemplos de prenomes compostos: Ana Paula, Carlos Alberto, Roberto Carlos etc.
Sobrenome ou apelido de família é a porção do nome do indivíduo que está relacionada com a sua ascendência.
Agnome é usado para designar uma parte do nome de um indivíduo que o diferencia de seus homônimos ou o nome de pessoas da mesma família. De fato, algumas famílias possuem membros com o mesmo prenome e sobrenome, sendo que, para diferenciá-los, é acrescido a eles um agnome, como Júnior, Filho, Neto, Sobrinho.
Axiônimo é a designação das formas protocolares, corteses ou respeitosas de tratamento, expressões de reverência, títulos honoríficos, como exemplos: V. Exª, V.S., Dr., Vossa Santidade etc.
Hipocorístico também chamado de epíteto, cognome ou, mais comumente conhecido como pseudônimo, o hipocorístico é um apelido pelo qual a pessoa é conhecida. Exemplos: António - Tonho, Toninho, Francisco - Chico, José - Zé, Beatriz – Bia, entre outros.

12 comentários:

  1. E qual é o nome dado aos "da" e "dos" dos sobrenomes "da Silva" ou "dos Santos"? Também são sobrenomes? Eu poderia dizer que o sobrenome Silva não é Silva e sim "da Silva"?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser inscrito os SOBRENOMES: JUNIOR, NETO, OU FILHO, após o nome da criança. exemplo: PEDRO NETO DA SILVA PEREIRA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agnome: partícula que diferencia o nome de pessoas da mesma família. Exemplos: Júnior, Neto, Filho, Sobrinho...

      Excluir
  3. Excelente super bem explicado!

    ResponderExcluir
  4. Qual a utilização prática dessa classificação?

    ResponderExcluir
  5. Hoje fui registrar o meu filho Raphael Alvarenga Oliveira Santos, o Alvarenga que colocar para homenagear a familia de meu avo materno, como fiz no meu primeiro filho Vinicius Alvarenga Oliveira Santos, porem a atendente não permitiu alegando que Alvarenga é feminino... como posso proceder, recusei o registro sem a adição do Alvarenga.

    ResponderExcluir
  6. LEI 6015:
    Art. 58. O prenome será definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituição por apelidos públicos notórios
    Parágrafo único. A substituição do prenome será ainda admitida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de juiz competente, ouvido o Ministério Público

    ResponderExcluir
  7. O erro ocorre porque a palavra prenome, escrita com E, muitas vezes é confundida com a parônima pronome, escrita com O, cujo significado é 'palavra variável que substitui, acompanha ou retoma o nome'.

    ResponderExcluir
  8. Não se deve confundir prenome, o mesmo que nome próprio ou nome de batismo, com pronome, palavra que é usada na gramática, para substituir, retomar ou acompanhar um substantivo.

    ResponderExcluir