Pesquisar este blog

quarta-feira, novembro 20, 2013

Todas as varas trabalhistas do Fórum Ruy Barbosa-SP já têm o PJe-JT implantado.

Em 2013, o TRT da 2ª Região conseguiu superar a meta de 40% de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) nas varas do Regional. Atualmente, 136 varas do trabalho (de um total de 178 da 2ª Região) têm o sistema funcionando, das quais 46 funcionam dessa forma desde a propositura da ação. Essas unidades estão localizadas fora da sede; as outras 90 varas estão localizadas na capital paulista, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. Nessas varas, a tramitação virtual acontece apenas para os processos aptos a entrar na fase de execução a partir da data de implantação nessas unidades.
E para que tudo ocorresse da melhor maneira possível, o Tribunal buscou soluções na dinâmica de instalação do programa e na capacitação dos operadores do direito.
O TRT-2 foi o primeiro tribunal a colocar o sistema em funcionamento apenas na fase de execução, como uma forma de desenvolver uma adaptação mais gradual para os públicos interno e externo. Isso facilitou na assimilação das funcionalidades da nova ferramenta. Tanto que virou referência e foi adotado em outras partes do país.
A capacitação também foi um dos pontos priorizados durante o processo de chegada do PJe-JT à 2ª Região. Hoje, há uma equipe de 2 magistrados e 18 servidores instrutores. Apenas para advogados e procuradores, por exemplo, foram realizadas quase 40 palestras. E, ao todo, são mais de 2.400 servidores e 310 magistrados capacitados para operar o sistema.
E em 2014 a expansão continuará levando mais praticidade, economicidade e agilidade aos processos trabalhistas.
Texto: Léo Machado / Secom TRT-2
(Fonte: Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social -
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário